Educação infantil

Educação infantil
É brincando que se aprende

sábado, 19 de março de 2011

Projeto de Incentivo a leitura

UNIVERSIDADE GUARULHOS

DISCIPLINA: PROJETOS E CONCEPÇÕES INTERDICIPLINARES
PROFESSOR: TONI CARLOS
INCENTIVAR O HÁBITO A LEITURA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
JANETE ARAÚJO DE LIMA
ITAQUÁ
NOVEMBRO
2010

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
TEMA...........................................................................................................................4
TURMA........................................................................................................................5
ARÉA DO CONHECIMENTO.....................................................................................6
TEMAS TRANSVERSAIS............................................................................................7
DURAÇÃO..................................................................................................................8
PRODUTO FINAL........................................................................................................9
PÚBLICO ALVO.........................................................................................................10
JUSTIFICATIVA.........................................................................................................11
OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................................................12
CONTEÚDOS.............................................................................................................13
ETAPAS PREVISTAS................................................................................................14
LISTAS DE ATIVIDADES..........................................................................................16
MATERIAL .................................................................................................................17
AVALIAÇÃO...............................................................................................................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................2
INTRODUÇÃO
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes de informações (livros, revistas, dicionários, entre outra, livro didático) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida e favorecem o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nas crianças.
A leitura não só desperta na criança o gosto pelos bons livros e pelo hábito de ler como, também, contribui para despertar a valorização exata das coisas, desenvolverem suas potencialidades, estimular sua curiosidade, inquietar-se por tudo que é novo, ampliar seus horizontes e progredir.

TEMA:
Incentivar o hábito da leitura através de gêneros textuais, para alunos do 3º ano do ensino fundamental:
A leitura é muito importante, pois além de ser o veículo eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o desenvolvimento harmonioso da personalidade. É um instrumento de educação, proporciona condições de formar espíritos críticos, e é uma fonte de crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas divertir e enriquecer para que isso se torne um hábito diário.
Há uma fragilidade no sistema educacional brasileiro e a inexistência de medidas mais amplas e eficazes no sentido de promover a cultura e, por extensão, a leitura.
O projeto terá várias etapas, para mostrar a importância da leitura, criação de história, Leitura em voz alta, Leitura pelos alunos, discussão sobre as histórias lidas e discussão sobre os autores das histórias, no final será escolhida uma história e será feita uma peça de teatro para toda a escola e a comunidade.
É preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão conseqüência natural dessa ação. Por conta dessa concepção equivocada escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa p55).

A leitura deve ser estimulada desde sedo para que se formem leitores capazes de não só decodificar os símbolos, mas sim de saber interpretar o que está sendo lindo para se tornar um leitor crítico, reflexivo e dominar plenamente a leitura, e ser capaz de uma reflexão mais profunda do texto e da realidade.

TURMA:
Esse projeto é destinado para os alunos do 3º ano do ensino fundamental, pois, eles ainda estão em inicio de alfabetização e com isso promover o habito da leitura desde cedo.
ARÉA DO CONHECIMENTO:
Língua portuguesa/Literatura.
TEMAS TRANSVERSAIS:
Pluralidade cultural e ética.
A leitura é um ato que proporciona ao leitor diferentes maneiras de se conhecer o mundo e de diferentes culturas por isso que devemos proporcionar ao aluno diferentes textos e de diferentes maneiras.
Um conhecimento fundamental para a leitura da pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos. Conhecer e respeitar deferentes linguagens é decisivo para que o trabalho com este tema possa desenvolver atitudes de diálogo e respeito para com culturas distintas daquela que a criança conhece, do grupo do qual participa. (Parâmetros Curriculares Nacionais Pluralidade cultural p76).

É de suma importância oferecer diversas formas de cultura para o aluno para que desde cedo, aprenda a respeitar o outro e aprenda a ter espírito de cidadania.
Diálogo, respeito mútuo, solidariedade, cooperação. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos e de compartilhar descobertas.
DURAÇÃO:
Terá a duração de aproximadamente, um bimestre, será trabalhado duas vezes na semana porque há a necessidade de se trabalhar outras disciplinas. Porém a leitura é algo infinito e que é trabalhado permanentemente em todas as disciplinas.
PRODUTO FINAL:
Ao final será feito uma elaboração de um livro com história inventada pelos alunos, individual e um mural para exposição.
PÚBLICO ALVO:
O Projeto visa atender a todos os alunos da escola, professores, funcionários, e a todas as pessoas pertencentes à comunidades para que esse público perceba o quanto é importante a leitura e o quanto isso pode ser prazeroso.
JUSTIFICATIVA:
Para formar um bom leitor, é preciso que esse tenha um maior contato com textos. O ideal é não impor títulos, mas metas a serem alcançadas e que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. Com esse contato desde as séries iniciais, ao sair da escola, o aluno estará capacitado e habituado a uma boa leitura.
Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Torna a leitura um ato prazeroso, promover os alunos ativamente em rodas de leitura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Adquirir o prazer da leitura.
Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos;
Estabelecer relação entre o texto real da fantasia.
Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.
Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários;
Desenvolver a capacidade de cria historia e escrever corretamente;
Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
Saber reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes nos textos.
Promover o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia;
Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
CONTEÚDOS:
Estratégias de Leitura (leitura silenciosa, em grupo, individual); leitura, compreensão e interpretação.
O texto: leitura e reflexão.
Estudo dos aspectos lingüísticos do texto: ortografia, pontuação, coerência e coesão textual; as ilustrações: o texto, a imagem e o autor.
Gêneros e Tipos textuais-características básicas dos tipos textuais;
O texto narrativo-as seqüências narrativas, os marcadores de tempo, etc.
O texto descritivo-a descrição e o ponto de vista.
O texto argumentativo-as seqüências argumentativas, a persuasão, o parágrafo argumentativo.
Textos Literários e não literários e contos.
Confecção de uma história.
Exposição.

ETAPAS PREVISTAS:
1º Etapa:
Será feita uma roda de conversa com os alunos para verificar quais são seus conhecimentos prévios sobre leitura, diagnosticado seus conhecimentos, os alunos irão ler em silêncio e em seguida discutir sobre o que entendeu da história lida,
Tempo estimado: 2 h/ aula

2º Etapa:
Será pedido para que os alunos observem os aspectos lingüísticos dos textos lidos, assim como, ortografia parágrafo, pontuação coesão, imagens e os autores dos textos. Tempo estimado.
Tempo estimado: 2 h/ aula.

3º Etapa:
Será, explicado para os alunos sobre diferentes tipos de textos, Gêneros textuais e suas características básicas.
Tempo estimado 2 h/ aula.


4º Etapa
Em uma caixa será organizado pelo professor textos narrativo, descritivo, argumentativo, literários e não literários e contos. Em seguida os alunos serão submetidos escolha de cada um dos textos após, feito as escolhas os alunos irá ler todos os textos escolhidos, fará uma reflexão sobre gêneros textuais, a ortografia usadas nos textos, recursos linguísticos, e as diferenças dos textos reais para os textos não reais. Feito esse processo será feito uma discussão sobre o que eles entenderam dos textos, eles serão aguçados a expor suas opiniões.
Tempo estimado, 4 h/ aula.

5º Etapa:
Com base nos textos que os alunos leram e aprenderam durantes as aulas anteriores, eles irão confeccionar uma história individual, inventada por cada um, com ilustração. Se necessário será feita intervenções, de maneira que os façam pensar e resolver a situação problema sozinhos. Em seguida será feito um mural para exposição das histórias para todos da escola e da comunidade.
Tempo estimado, 4h/aula.
LISTAS DE ATIVIDADES:
leitura silenciosa;
leitura e reflexão;
Estudo dos aspectos lingüísticos do texto;
Leitura de textos narrativo, descritivo, argumentativo,Literários e não literários e contos;
Reflexão sobre diferentes gêneros textuais;
Confecção de uma história e exposição;

Será avaliado a Confecção da história e exposição, com os seguintes critérios:

Ótimo ( )
O aluno conseguiu escrever a história corretamente, Com coerência e coesão, sem erros de ortografia, sozinho.

Bom ( )
O aluno conseguiu escrever a história corretamente, Com coerência e coesão, sem erros de ortografias, Com a intervenção do professor.

Regular ( )
O aluno não conseguiu escrever a história, mesmo com a intervenção do professor.


MATERIAL:
Lápis;
Borracha;
Folha de sulfite;
Jornal;
Revista;
Dicionário;
Livros de:
Contos, poesia, literatura;
Alguns materiais são de uso diário dos alunos, porém os livros e os restantes dos materiais são adquiridos na Sala de Leitura e no deposito de material da Unidade Escolar.
AVALIAÇÃO:
Concepção de avaliação: Formativa/ mediadora.
Técnica de avaliação: Teste.
Instrumento de avaliação: Confecção de um livro com uma história inventada pelos alunos e exposição em um mural.
Unidade de medida: Conceito ótimo, Bom, Regular.

Ótimo ( )
O aluno conseguiu escrever a história corretamente, Com coerência e coesão, sem erros de ortografia, sozinho.

Bom ( )
O aluno conseguiu escrever a história corretamente, Com coerência e coesão, sem erros de ortografias, Com a intervenção do professor.

Regular ( )
O aluno não conseguiu escrever a história, mesmo com a intervenção do professor.


O Professor durante a avaliação deverá fazer intervenções de acordo com as necessidades dos alunos, provocando os alunos a pensar sobre os erros que possivelmente ocorram, pedindo para revisarem a escrita das histórias, observando palavras com erros ortográficos e de pontuação, pedir para que usem o dicionário para verificação da escrita das palavras, e chegue à resposta certa sozinho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A criança quando apresentada ao mundo da leitura necessita receber apoio e incentivos para que tal prática se concretize, uma vez que, o uso diário da leitura durante esta fase de compreensão e conhecimento da leitura é extremamente importante, pois é a partir das expressões e hábitos cotidianos que a criança realiza o entendimento desse universo desconhecido.
Dessa forma a escola tem papel fundamental nesse contexto. É ela, o primeiro espaço legitimado de produção da leitura e da escrita de forma consciente. E é dela, a responsabilidade de promover estratégias e condições para que ocorra o crescimento individual do aluno despertando-lhe interesse, aptidão e competência.
Para finalizar uma apropriação das sabias palavras do grande mestre Rubem Alves: “Bom seria que o professor dissesse aos seus alunos – Leiam esse livro. Ruminem. Depois de ruminar, escrevam os pensamentos que vocês pensaram, provocados pelos pensamentos do autor. Os pensamentos dos outros não substituem os seus próprios pensamentos. Somente os seus pensamentos estão vivos em você. Um livro não é para poupar-lhes o trabalho de pensar. É para provocar o seu pensamento.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livro:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :
144p.

Parâmetros curriculares nacionais. 1. Pluralidade cultura: Ensino
de primeira à quarta série. I. Título.

Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ética : Ensino
de primeira à quarta série. I. Título.
CDU: 371.214.

Estratégia de leitura/6º Edição. Solé, I
Editora Artmed.

L.E.R.: Leitura, Escrita e Reflexão: Nova Proposta - 3 Série - 1 Grau.
Editora FDA/ Márcia leite/ Cristina bassi.
Hoffmann, Jussara
Avaliação mediadora: Uma pratica em construção da Pré escola à Universidade/ Jussara Roffmann.- Porto Alegre: Editora Mediação,1993. 20ª Edição,02003. 160 p.

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