Educação infantil

Educação infantil
É brincando que se aprende

sábado, 13 de outubro de 2012

Plano de aula, educação infantil carnava SEMANA DO CARNAVAL. SEGUNDA- FEIRA: 13/02/2012 CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Linguagem oral e natureza e sociedade. ATIVIDADE: conhecer como se originou o carnaval, quais as suas raízes; Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira; Identificar músicas de Carnaval OBJETIVO: Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira desenvolver a linguagem oral, despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade. ESTRATEGIA: Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba). Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse carnaval TERÇA - FEIRA: 14/02/2012 CAMPO DE EXPERIENCIA: linguagem oral. ATIVIDADE: Cantar e dançar marchinhas carnavalescas OBJETIVO: Trabalhar o tema carnaval temas por meio da ludicidade, promover momentos de vivência lúdica e socialização apreciação musical expressividade equilíbrio e coordenação motora. ESTRATEGIA: Escutar e dançar marchinhas de carnaval antigas. ensaiar a música “Mamãe eu quero” QUARTA- FEIRA: 15/02/2012 CAMPO DE EXPERIENCIA: Artes. ATIVIDADE: Oficina de artes: Confecção de colar. OBJETIVO: Coordenação motora, despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade, e fazer artístico. ESTRATEGIA: Montar uma oficina de arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar usando materiais diversos: linha, canudos de refrigerante colorido, etc. QUINTA FEIRA: 17/02/2012 CAMPO DE EXPERIENCIA: Artes ATIVIDADE: Oficina de artes: Confecção de mascara e fantasia OBJETIVO: Coordenação motora, despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade, raciocínio e fazer artístico ESTRATEGIA: Serão confeccionadas, algumas fantasias com TNT colorido para a festinha de carnaval e mascara. Pintar e decorar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal OBS: A confecção será feita junto com as crianças. SEXTA FEIRA: 18/02/2012 CAMPO DE EXPERIENCIA: linguagem oral, coordenação motora ATIVIDADE: Baile de carnaval OBJETIVO: Expressividade, equilíbrio, coordenação, desenvolver sua linguagem oral e seu raciocínio lógico, físico e motor, interação com os colegas. ESTRATEGIA: Ensaiar a música “Mamãe eu quero” e apresentar na festa de carnaval, promover o Baile de Carnaval na sala.