Educação infantil

Educação infantil
É brincando que se aprende

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROJETO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

OBJETIVO: CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE AS ESCOLAS POSSAM DIMINUIR A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS ( LIXO, DESPERDÍCIO DE ALIMENTO) E REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA E ÁGUA. PARA QUE O PROJETO POSSA AVANÇAR E ADOTAR POSTURA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COMO UM CONCEITO PERMANENTE , DEVE MOBILIZAR A TODOS QUE FAZEM PARTE DA UNIDADE ESCOLAR E ASSIM CRIAR UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE.
CONTEUDOS E METODOLOGIA Os trabalhos deverão seguir os seguintes eixos :
- Sustentabilidade e cuidados com o lixo; ações: implantar coleta seletiva , criar um sistema permanente de reuso de papéis, com colocação de caixas para a deposição, e reutilização na impressão de novos documentos .E destinação de sobras para a produção de blocos de rascunhos na secretaria e sala de professores. Utilizar o verso em branco das folhas para imprimir prova.
- Criar um sistema rotineiro, para incentivar a aplicar o princípio da REUTILIZAÇÃO. Pode ser feita a criação de uma “ estante de trocas” , para trocar revistinhas , brinquedos, livros etc...
- Montar na escola em espaço de produtos interessantes feitos com sucatas, criar fantoches e jogos ( dama, dominó e etc, ) utilizando caixas de papelão da merenda. Além de reutilizar as caixas de papelão como coletores para recicláveis; recolher lixos eletrônico e encaminhar corretamente eles, porém também fazer um debate permamente sobre a troca desnecessária de celulares, computadores, etc...
- realizar visitas aos aterros sanitários, cooperativas de reciclagem; diminuir os copos plásticos por canecas de plástico ou vidro em todas as áreas da escola.
- inserir permanentemente o tema sustentabilidade na grade curricular da escola, em todas as disciplinas. Fazer um estudo sobre o produção do lixo na escola, classificar eles e investir em ações que possam diminuir a sua produção.
- reduzir o uso de papéis e EVA em festas e utilizar tecidos que possam ser reaproveitados novamente.
- Água e energia; trabalhar todos os aspectos que envolvem o segmento água e energia em sala de aula , a fim de mostrar sua importância. E como atividades que visam combater o seu desperdício, implantar: campanhas permanentes de redução e conscientização.
- fazer adesivos ou cartazes para fixar nos banheiros, cozinhas e bebedouros.
- implantar a coleta de água pluviais para lavar o chão ou fazer regas de áreas verdes.
- instituir treinamento periódico com o pessoal da limpeza para reduzir desperdício; varrer a chão antes de lavar; conhecer os mananciais , rios próximos à escola e os caminhos de suas água. Reduzir o uso de detergente e amaciantes. Fazer a coleta do óleo comestível e direcionar a uma cooperativa.
- desligar interruptores de luz de lugares que não são usados ; fazer manutenção das instalações elétricas para saber se não ocorre desperdício: retirar benjamins” de dentro da escola; desligar monitores de PC e todos os aparelhos ao sair de uma sala ou do modo “standy-by”; desligar disjuntores ao sair da escola e o elevador.
- Alimentação e saúde; implantar uma horta; composteira de resíduos sólidos da merenda; implantar o programa contra o desperdício de alimento por período.
- Consumo Responsável e uso do dinheiro; - Protagonismo social e cultural de paz.