Educação infantil

Educação infantil
É brincando que se aprende

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011



Aprender por Projeto, Formar Educadores
A evolução da humanidade é pontilhada por inovações tecnológicas extraordinária. Com elas está sendo desenhada uma nova etapa das relações de produção, da gestão social do conhecimento e do fluxo de informações da história da humanidade.
A sua capacidade de transformação conduziu a um novo paradigma de
desenvolvimento no qual “a fonte de produtividade acha-se na tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento da informação e de comunicação de símbolos”, em conformidade com as palavras de Manuel Castells (2000, p. 35). Devemos, de acordo com Castells (2000), localizar esse processo de transformação tecnológica revolucionária no contexto social em que ele ocorre e pelo qual está sendo moldado. Tanto as inovações tecnológicas quanto as suas aplicações dependem de muitos fatores .
A tecnologia na educação não é simplesmente um moldar de equipamentos com programas específicos, ou para transmitir conteúdos didáticos ou para deixá-la sob a dependência de um ensino mediado por máquinas, ao contrário requer novas estratégias, metodologias e atitudes que superem o trabalho educativo tradicional ou mecânico.
A educação ideal do homem da sociedade do conhecimento passa a ser a educação do aprendizado continuado ao longo da vida, do conhecimento atualizado, da formação de indivíduos para adaptar se a mudanças rápidas e aceleradas, e do desenvolvimento pedagógico baseado na prática reflexiva.
A educação por projetos poderá ser desenvolvida de dois modos: ensino por projetos e aprendizagem por projetos. No modo de ensino por projetos, as decisões e controle do projeto ficam essencialmente com o professor ou com os gestores da escola, e os alunos o executam a partir das determinações do professor. A escolha do tema, inclusive o problema e as questões que vão gerar os projetos são decididos pelo professor.
Um projeto deve procurar abarcar todas as áreas de conhecimento implícitas no seu problema, sendo preciso ver o problema em sua totalidade. Ambiente natural. Os indivíduos constroem seus conhecimentos em interação com a realidade, com os demais indivíduos e com suas capacidades pessoais. É indispensável favorecer nas situações de aprendizagem o contato efetivo com a realidade do educando, isto é, a contextualização.
Os elementos importantes para elaboração de um projeto São:
- Problema;
- Objetivos;
- Estratégias e ações;
- Recursos;
- Duração;
Etapas de um Projeto:
- antecipação;
- Implementação;
- Reflexão;
- Formalização;
-Publicação e socialização;
Papel do Professor:
-Aprendiz;
- Mediador
-Avaliador
-articulador;
-Orientador;
Avaliação:
-Continua;
-Formativa;
-Auto avaliação;
Hoje ser educador exige muito mais que ter conhecimentos sobre sua disciplina, é preciso ser multidisciplinar, ser inovador e deixar o tradicionalismo de lado e pensar somente na Educação do aluno estimular uma comunidade em rede, construindo o conhecimento de uma forma muito participativa e colaborativa. Ensinado e aprendendo com prazer.