Educação infantil

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É brincando que se aprende

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pedagogia libertadora e suas concepções de avaliação

Pedagogia libertadora e suas concepções de avaliação.
A Pedagogia Libertadora rejeita o autoritarismo e acredita que o aluno aprende conforme o contexto onde está inserido é critica e questionadora. Alunos e professores dialogam em condições de igualdade, desafiados por situações-problemas que devem compreender e solucionar, ou seja, professor e aluno aprendem juntos, a Avaliação é auto- avaliação ou avaliação mútua.
No nosso trabalho realizado em grupo sobre a Pedagogia Libertadora foi na área de português com as seguintes propostas, “Cada aluno foi submetido à escolha de um dos textos colocados dentro de uma caixa. Em seguida foi pedido para que identificasse de qual gênero se tratava e depois executar a leitura em voz alta, após a leitura o aluno explicou o que compreendeu do texto lido” o aluno que não conseguiu foi feito intervenções de acordo com as necessidades. Foi avaliada capacidade leitora, Capacidade de gêneros Textuais, e a Capacidade de Interpretar com significação o texto lido. Técnica de avaliação foram observação e Intervenção.
O professor deverá ser mediador do ensino e aprendizagem e avaliar o aluno de forma certa para saber o que ele sabe e o que não sabe para assim fazer suas intervenções de acordo com suas necessidades, e Não simplesmente para dá notas ou para castigar, a avaliação deverá ser continua e individual, não somente por provas, mas por qualquer tipo de situação fazendo com que o aluno fique mais motivado para a construção do seu próprio conhecimento e sua autonomia.
Nessa perspectiva concluo que o professor é mediador do saber, e por isso deve incentivar o aluno para a construção de conhecimento, detectando as necessidades do aluno fazendo as intervenções necessárias, e não dando respostas prontas, mas, sim mostrando caminhos para que o aluno descubra-o sozinho se tornado um sujeito autônomo.